Associação Vivendo-Em-Casa - Realizadora do Projeto Cinema na Praça/Intervenção na Cultura

Apresentação da Instituição

Associação Vivendo-Em-Casa -  Associação de Entidades e Profissionais de Apoio as Residências Terapêutica e Eventos  Culturais para Pessoas Portadores de Transtornos Psíquicos.

O movimento social da Luta Antimanicomial, resultou, no Brasil, na Reforma Psiquiátrica, política de Estado na área da saúde mental que veio mudar radicalmente o quadro dos portadores de sofrimento psíquico no seio da sociedade.
As grandes necessidades dessa expressiva parcela da população têm demandado iniciativas que fortaleçam as ações de inclusão social e estabeleçam cidadania.  Mas também se têm feito necessários esforços para a realização de atividades que promovam o convívio entre a sociedade e essa população, que venham estimular a reflexão e compreensão dessa problemática, trazendo uma mudança paradigmática na forma como esta sociedade enfrenta a o problema da loucura.
É nesse contexto que, em 1998, um grupo de profissionais da área da saúde e mental e outros setores criou a Associação Vivendo em Casa. Desde então suas ações têm-se voltado não só para o retorno dos usuários dos serviços de saúde mental ao convívio social, como também para mobilizar a sociedade em direção às questões das condições relativas a esses usuários, viabilizando a humanização da existência dessas pessoas, através da recuperação da cidadania e de experiências que fortaleçam o pertencimento social.

Contando com a participação de personalidades cujo engajamento em movimentos que visam à melhoria da qualidade de vida da sociedade brasileira é público e notório, a Associação Vivendo em Casa tem comemorado a realização, com êxito, de programas e ações que visam à consecução de seus objetivos estatutários.
Assim é que podemos citar, entre outros, os seguintes projetos:

1) Grupo de Estudos voltado para questões sociais pertinentes ao desenvolvimento dos Lares Abrigados (iniciativa pioneira de moradias compartilhadas para usuários de saúde mental). Essas discussões contaram com a contribuição de pessoas tais como Cecília Coimbra, Jurandir Freire Costa, Leonardo Boff, Eduardo Mourão, Ademir Pacelli, Denise Maurano.

2)Publicação do livro Conversando em Casa, em parceria com a Fundação Cultural de FURNAS, 2000.

3)Núcleo de Estudos sobre Movimentos Sociais na América Latina. Luiz Antonio Batista, Lula Wanderley, Walter Mello, Gina Ferreira,

4)1º Encontro “Dialética dos Movimentos Sociais: porque a Reforma Psiquiátrica?
UERJ, 2004. Participação de Cecília Coimbra, Luiz Antonio Batista, Sônia Fagundes, Edmar Oliveira, Adair Rocha.

5) Publicação do livro Dialética dos Movimentos Sociais: Por que a Reforma Psiquiátrica? Eliana Conde, Paulo Amarante, Miriam Guaraciaba, Rio, 2004.

6) Apoio à Editora EncantArte, do Instituto Municipal Nise da Silveira na implementação da produção de livros. A editora é composta por usuários e técnicos, auxiliando a capacitação profissional e a inclusão social.

7) Construção de moradia própria para usuário da Residência Terapêutica do Instituto Municipal Phillipe Pinel.
8)Promove desde 1998 o projeto Tardes de Cinema em parceria com a Oficina Cine-Escola do Grupo Estação de Cinema. Trata-se da pesquisa Imagem e Construção de Pensamento na Psicose, que consiste em levar usuários de saúde mental sistematicamente ao cinema, para ver uma seleção de filmes brasileiros. Após a exibição, acontece um debate com a participação de um profissional de cinema.
        9) Debate Cinema – Intervenção na Cultura,  com a participação do psiquiatra Fernando Sobhie – Coordenador Estadual de Saúde Mental, Xico Chaves – Diretor de Artes Visuais da FUNARTE, o escritor Adair Rocha – Representante Regional do Ministério da Cultura, Dr. Edmar Oliveira – Diretor do Instituto Municipal Nise da Silveira,o cineasta Cacá Diegues, o psicólogo Walter Melo – Diretor da Associação Vivendo em Casa e a Gestora do Projeto Anamaria Rodrigues. O evento foi realizado no Instituto dos Arquitetos do Brasil - IAB, no Rio de Janeiro, em 2006.
     
     10)  I  “Mostra Paracambi Jovem... Em Cena” – Mostra de vídeos produzidos por alunos do Instituto Federal de Educação e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Paracambi, e também por alunos da rede de ensino pública da cidade. Após o a exibição dos vídeos no espaço CinemaNosso, na Lapa, no Rio de Janeiro, foi realizada críticas às produções apresentadas, que foram feitas pelo artista plástico Lula Wanderley e os cineastas Bernardo Gebara e Rodrigo Sellos.

   11) Evento no Teatro Ipanema com a Roda de Conversa  “Da Cultura do Manicômio à Cultura do Cinema” com a presença de Adair Rocha (Ministério da Cultura), Fernando Ramos (Instituto Municipal Philippe Pinel), Gina Ferreira (Coordenadora do Projeto), Paulo Amarante (Fiocruz) e  Samir Abujamra (Canal MTV Brasil). Também foram exibidos depoimentos, gravados para o projeto, dos cineastas Eduardo Coutinho e Roberto Berliner.
Ainda na seqüência se apresentaram os grupos de Chorinho Roda da Villa da Escola Villa Lobos / Paracambi e o Grupo de Ações Poéticas e Performáticas Sistema Nervoso Alterado.  O evento teve o apoio da Prefeitura Municipal de Paracambi, Laboratório em Estudos e Pesquisa em Saúde Mental (LAPS/Fiocruz) e Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/Fiocruz). 
 
Diretoria da Associação Vivendo em Casa:
 
   Afonso Celso Garcia Reis.
Presidente
 
Ana Paula Freitas Guljor.
Vice-Presidente

Gladys Maria Schincariol
Tesoureira

Viviane de Souza da Fonseca .
Secretária

Felicia Krumholz
Conselho Fiscal

Cezar dos Prazeres Pinto Nórdi
Conselho Fiscal

Ana Adler Vainer
Conselho Fiscal