Ações do Cinema na Praça

 
    " O projeto Cinema na Praça/Intervenção na Cultura utiliza o cinema como instrumento de intervenção para transformar o imaginário social sobre a loucura e os meios de tratamento excludentes. A primeira edição teve como objetivo promover o convívio entre a sociedade e usuários de serviços de saúde mental, facilitando a inclusão dos pacientes internados em processo de alta ao convívio social. A reflexão e o esclarecimento sobre as condições de vida dos portadores de sofrimento psíquico, busca transformar a maneira como a sociedade lida com a loucura." (Ferreira, G. 2006)



 










     Outras atividades foram incorporadas ao projeto Cinema na Praça/Intervenção na Cultura com o intuito de possibilitar uma abordagem mais efetiva sobre a diversidade Cultural. A segunda edição do projeto, então, passa a ter abranfência ampla com o objetivo de:
- Contribuir para a formação de identidades de atores facilitando uma identificação coletiva.
- Aumentar o corporativismo infra-social através de parcerias internas e parcerias externas no município para propiciar a formação de uma teia organizadora.
- Incentivar a população a ocupar os espaços públicos para assuntos de interesse coletivo objetivando a emancipação. (Ferreira, G., 2008)


Oficina de Reciclagem de Papel



   
Oficina de reciclagem de papel 
Oficina de Vídeo

  Oficina de cinema para crianças da rede de escoas púbicas de Paracambi.
    A oficina tem duração de três  horas.
   A oficina inicia-se com um exercício corporal de criação coletiva visando aprimorar a criação participativa. Os alunos constroem anéis de elásticos, uma de estrutura de três pontas em forma de Y. Formaram duplas em que o segmento maior iria para os pés dos participantes (alternando entre direito e esquerdo) e os segmentos menores se cruzarão na bifurcação do Y, e alternadamente irão para as mãos dos participantes. Eles criarão movimentos no qual a criatividade/gesto de um complementará a criatividade /gesto do outro.
    Os alunos formam um círculo e convergem as mãos para o encontro. De mãos dadas aleatoriamente terão a tarefa de desembaralharem as mãos, formando um círculo ordenado. Para isso precisarão exercitar a cooperação com outro para resolver a tarefa proposta.
    A oficina segue-se com a criação de pequenas equipes a semelhança de uma produção cinematográfica: equipe de produção, equipe de elaboração do roteiro, de atores, diretores, cenógrafos, fotógrafos, etc. As equipes terão a tarefa de elaborarem e executarem um filme cujo roteiro será o fim do manicômio de Paracambi com volta dos pacientes para a cidade.
    Depois de realizado o filme haverá “Troca de Sonhos”. Uma câmera ficará no fundo de um vaso iluminado internamente. Cada criança receberá um bombom “Sonho de Valsa” se contar para o fundo do vaso um sonho/desejo na vida.
    No final o filme e as trocas de sonhos serão projetadas para a apreciação dos participantes.



                                   Algumas imagens da oficina de vídeo                                        

   Também são realizadas filmagens com personalidades da cidade a respeito de: espaços históricos e eventos locais. A iniciativa de editar o vídeo e apresentá-lo antes da exibição de cinema, tem como objetivo aguçar a auto-estima da população fortalecendo  a importância da cidadania e do vínculo com a cidade. (Ferreira, G. 2008)